
Podemos definir obesidade como uma doença crónica caracterizada pela excessiva acumulação de massa gorda e pelo aumento de peso correspondente associada a certos problemas de saúde ou ao aumento da taxa de mortalidade.
O que causa a obesidade?
Não podemos afirmar, nem mesmo definir o principal causador da obesidade no mundo, pois os factores podem-se apresentar de maneira diferente em cada indivíduo. Porém, sabemos que a má alimentação, o sedentarismo e o stress são muitas vezes a origem da obesidade.
Quais os tipos de obesidade que existem?
Obesidade comportamental – Deve-se principalmente a um estilo de vida sedentário e a maus hábitos alimentares.
Obesidade genética - Atinge apenas de 2 a 4% da população. A doença afecta a pessoa desde criança e esta apresenta distúrbios no seu metabolismo que são inerentes à carga genética herdada dos pais.
Obesidade nutricional – Deve-se à ingestão de alimentos com nutrientes muito calóricos, à falta da ingestão de leguminosas, à grande ingestão de doces e à falta de informação sobre problemas e distúrbios alimentares.
Obesidade psicológica – É uma situação de depressão, ansiedade, conflito emocional, solidão, rejeição aliada ao desejo compulsivo de alimentação.
Que consequências para a saúde traz a obesidade?
O excesso de peso predispõe o organismo a uma série de doenças, em particular doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, apnéia do sono, entre outras, o que faz com que a esperança média de vida destes doentes seja reduzida.
A obesidade provoca também alterações socioeconómicas e psico-sociais tais como o isolamento social, a depressão, perda de auto-estima e discriminação social.
Como combater a obesidade?

Como se avalia a obesidade e a pré-obesidade?
A obesidade e a pré-obesidade são avaliadas pelo Índice de Massa Corporal (IMC). Este índice mede a corpulência, que se determina dividindo o peso (quilogramas) pela altura (metros), elevada ao quadrado.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, considera-se que há excesso de peso quando o IMC é igual ou superior a 25 e que há obesidade quando o IMC é igual ou superior a 30.
IMC > 18 < 25 Kg/m2 -Normal
IMC > 25 < 30 Kg/m2 -Excesso de Peso
IMC > 30 < 35 Kg/m2 -Obesidade moderada (grau I)
IMC > 35 < 40 Kg/m2 -Obesidade grave (grau II)
IMC > 40 Kg/m2 -Obesidade mórbida (grau III)
No entanto, nas crianças e adolescentes não se pode aplicar o IMC, devido ao facto de existirem processos de crescimento e de maturação nesta idade pediátrica. Por isso, o valor do IMC em idade pediátrica deve ser percentilado.