sábado, 20 de dezembro de 2008

Má alimentação infantil


As artérias carotídeas (artéria responsáveis pelo transporte do sangue até ao crânio) de crianças e adolescentes obesos são idênticas às de um adulto de 45 anos.
Um estudo realizado nos Estados Unidos da América, indica que um aumento na espessura destas artérias, em crianças e adolescentes, pode provocar ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais.


Os investigadores mediram a espessura das paredes interiores das artérias em 34 meninos e 36 meninas que sofrem de excesso de peso e/ou obesidade.

A idade média deste grupo era de 13 anos.


Fonte: Diário Digital / Lusa

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Almôndegas de galinha

Engana-se quem pensa que a comida para um coração saudável é pouco saborosa, monótona e sem graça. Experimente esta receita com pouca gordura e muitas vitaminas, minerais, fibra e proteínas. As ervas aromáticas ajudam a que diminua no sal, mas não no sabor.


Estas aromáticas almôndegas de galinha, assadas no forno com um molho de tomate rico e condimentado, podem ser servidas numa cama feita com arroz integral cozido no vapor, com massa, com folhas de legumes verdes cozidas no vapor ou com uma salada verde.

Sabemos que as gorduras presentes na carne são saturadas, e por isso, a evitar. As aves têm a particularidade de apresentarem a maior parte da gordura depositada na pele, sendo a carne propriamente dita, uma das mais magras que podemos comer, na condição de rejeitarmos a pele.

Se a uma carne magra juntarmos o aipo, conhecido pela sua riqueza em potássio, e pela capacidade de baixar a tensão arterial e os níveis de colesterol sanguíneo, o resultado é um prato hipersaudável para o coração.

Todos os restantes condimentos- pimentão, salsa, tomilho, pimenta, cebola e tomate, conferem uma riqueza de sabores a um prato, que pode mesmo dispensar o sal.



Ingredientes (para 4 pessoas):

1 pimentão picante (pequeno), sem semente e cortado em pedaços
1 cebola pequena picada
1-2 pés de tomilho com as folhas picadas
2 hastes de aipo, aproveitando as folhas verdes, cortadas em rodelinhas
1 raminho de salsa fresca, sem os talos
350 g de galinha magra ou peru
75 g de cevadinha francesa cozida
1 clara de ovo
3-4 colheres de sopa de miolo de pão seco
500 ml de molho de tomate fresco
Pimenta-preta em grão moída na hora, para temperar
Sal (q.b., ou nenhum)
Preparação:

1º Ponha a cebola, o aipo, o pimentão e a salsa numa picadora e triture até que fiquem finamente picados sem estarem reduzidos a puré.

2º Deite esta mistura numa taça e junte o tomilho, o frango moído, a cevada, a clara de ovo e o miolo de pão. Misture tudo muito bem. Tape e leve ao frigorífico durante uma hora. Molde a massa em bolinhas (almôndegas).

3º Aqueça previamente o forno à temperatura de 200º C. Cubra o fundo de um tabuleiro de ir ao forno com metade de molho de tomate, e por cima coloque as almôndegas. Cubra com o resto de molho de tomate e, sem tapar, leve ao forno. Vá regando as almôndegas de galinha com o molho e deixe cozer durante 30-45 m até ficarem macias.

Bom apetite!

Fonte : http://www.florbelamendes.net

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Anorexia Nervosa



A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma dieta insuficiente e stress físico.

Afecta principalmente adolescentes do sexo feminino (95% dos casos ocorrem em mulheres), mas também afecta alguns rapazes, incidindo para pessoas com tendência para a depressão e com baixa auto-estima.

Caracteriza-se pela falta de apetite induzida pelo próprio indivíduo que se recusa a comer. Com falta de nutrientes devido à má alimentação, os órgãos internos de um anoréxico podem falhar, podendo daí resultar a morte.

Muitos anoréxicos não reconhecem o seu transtorno alimentar como prejudicial, e não procuram diagnóstico e tratamento por sua iniciativa. Em vez disso, são muitas vezes a família e amigos que intervêm para procurar ajuda para a anorexia antes que algum dano irreversível ocorra.

Quais os sintomas da anorexia?

- Prática excessiva de actividades físicas, mesmo tendo um peso abaixo do normal;
- Crescimento retardado ou até paragem do mesmo, com a resultante má formação do esqueleto (pernas e braços curtos em relação ao tronco);
- Bulimia que pode desenvolver-se posteriormente em pessoas anoréxicas ;
- Descalcificação dos dentes, cárie dentária;
- Má circulação do sangue;
- Lábios muito secos;
- Deficiências no sistema endócrino, que levam à interrupção do ciclo menstrual nas mulheres;
- Anemia, devido ao baixo nível de ferro;
- Depressão profunda;
- entre outros.

A anorexia possui um índice de mortalidade entre 15% a 20%, o maior entre os transtornos psicológicos, geralmente matando por ataque cardíaco, devido à falta de sódio ou potássio ( que ajudam a controlar o ritmo normal do coração).

Obter ajuda e tratamento



Anoréxicos gravemente afectados a nível físico podem precisar de ser tratados num hospital residencial ou clínica para voltar a ganhar forças antes de efectivamente iniciarem o tratamento do seu transtorno alimentar. Não há sistema ou cura reconhecida para a anorexia, mas os tratamentos podem incluir uma mistura de aconselhamento/terapia, aconselhamento familiar/terapia, terapia cognitivo-comportamental (para mudar o tipo de comida ingerida, bem como comportamentos alimentares e/ou tipo de exercício físico desenvolvido), o recurso a grupos de apoio ou terapia de grupo, e aconselhamento e planeamento nutricional. Raramente se utiliza medicação no tratamento da anorexia, a não ser que seja receitada para tratar condições associadas à depressão.