sábado, 29 de novembro de 2008

O que comer antes do exercício?


Antes de iniciar a actividade física moderada ou vigorosa (ou de longa duração), certifique-se de que não sente fome e que, caso precise, terá disponível uma fonte de energia alimentar rica em hidratos de carbono.

Sabia que um estado nutricional carente favorece o apareci­mento de fadiga precoce durante a prática de exercício? E que a susceptibilidade para lesões musculares e articulares fica au­mentada? Além das particulari­dades genéticas e da aptidão física, o desempenho de cada indiví­duo nas actividades físicas for­mais - geralmente caracteriza­das por maior intensidade de es­forço – depende bastante do seu estado de nutrição.

De facto, um indivíduo bem nutrido e que ingira uma refeição particularmente rica em hidratos de carbono complexos e pobre em gorduras até três horas antes da prática de actividade física de maior intensidade reúne boas condições para se exercitar de for­ma mais enérgica e confortável. O fornecimento de energia facil­mente utilizada pelo sistema músculo-esquelético, a redu­ção do catabolismo proteico (e consequente preservação da massa muscular, mesmo em actividades de maior duração) e a prevenção da rupoglicémia (nível de açúcar no sangue abaixo da normalidade), são alguns dos principais benefícios que uma alimentação correc­ta e equilibrada confere.

Também um bom estado de hidratação é fundamental para evitar a fadiga precoce. São reco­mendáveis a ingestão de água frequente ao longo do dia e um maior aporte nas horas que antecedem a prática de exercício (por exemplo, cerca de 500ml nos 60 a 90 minutos que o precedem).

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Mitos e factos alimentares

"Porque é que se diz que não se deve comer melancia enquanto se bebe vinho?"



Muitos de vós, já ouviram com certeza alguns provérbios como: “vinho sobre melancia faz pneumonia” e “Vinho com melancia traz azia” mas será que isto é mesmo verdade?

A melancia é uma fruta monofágica, isto é, não realiza a digestão juntamente com outros alimentos e por isso deve ser consumida com o estômago vazio. Caso contrário, interrompe o processo digestivo dos outros alimentos para que seja realizada a sua própria digestão.

A interferência do vinho na ingestão da melancia passa meramente por um aumento do tempo de digestão podendo provocar sensações de mau estar, vómito, entre outras, mas não acontece nenhuma reacção física que seja prejudicial ao organismo.
No entanto deve ser evitada a mistura desta fruta com outros alimentos, não sendo aconselhável ingerir melancia como sobremesa.