quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Hipertensão arterial

A hipertensão arterial é o problema de Saúde Pública mais importante em Portugal, sendo responsável por um elevado número de complicações cardiovasculares. Em Portugal, existem cerca de 3 milhões de portugueses hipertensos e só cerca de metade sabe que tem a pressão arterial elevada.
Os valores da pressão arterial de cada indivíduo são determinados pela pressão a que o sangue circula nas artérias do organismo, em consequência da acção de bombeamento que o coração efectua a cada pulsação.

A pressão ou tensão arterial de cada indivíduo varia de momento a momento, em resposta às diferentes actividades e emoções.



Factores de risco:

•Tabagismo;
•Consumo de álcool;
•Hábitos alimentares;
•Obesidade;
•Sedentarismo;
•Depressão;
•Situação familiar;
•Condições de trabalho.



Medidas para prevenir a hipertensão arterial

A adopção de um estilo de vida saudável proporciona geralmente uma descida significativa da pressão arterial, que pode ser suficiente para baixar até valores tensionais normais.
Para tal devemos :

- Reduzir o consumo de sal
- Diminuir o excesso de peso
- Reduzir o consumo de álcool
- Praticar exercício físico

Dieta Mediterrânea: Pirâmide Alimentar


A manutenção da sua saúde não é muito dispendiosa quando é adoptada uma alimentação equilibrada, capaz de fortalecer o organismo e criar resistência às doenças.
Os nutricionistas criaram um modelo de orientação alimentar, a designada "Pirâmide Alimentar", que mais nao é do que um guia simples e prático de consumo de alimentos indispensáveis à saúde.
A Pirâmide Alimentar está dividida em várias partes consoante os grupos de alimentos, sendo que o lugar que cada grupo ocupa na pirâmide está associado à proporção em que os alimentos devem ser incluídos na alimentação diária.
A base da pirâmide demonstra quais os alimentos que devemos consumir em maior quantidade -cereais, massase arroz integrais, pão(feito com farinhas pouco refinadas), legumes, frutos, vegetais frescos, frutos secos. No topo encontram-se os alimentos que devemos ingerir com moderação -a carne e os doces.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Doenças relacionadas com a alimentação

Gastrite



Gastrite é uma inflamação na mucosa do estômago, que podemos classificar de aguda ou crónica. Nos casos de gastrite crónica, o agente causador mais comum é a infecção pela bactéria helicobacter pylori. Pode também ocorrer devido ao factor hereditário, ao stress, à má alimentação e à realização de poucas refeições ao dia com grande volume de alimentos distandiando-se as refeições por intervalos de tempo longos.

As medidas preventivas e o tratamento desta doença estão relacionados com a alimentação. Ter uma alimentação fraccionada, ou seja, comer mais vezes ao dia, em menores quantidades é uma das medidas a serem tomadas.

Excluir alimentos que causam desconforto e irritam ainda mais a mucosa também é imprescindível, exemplo: fritos em geral, doces, bebidas à base de cafeína, bebidas gaseificadas, bebida alcoólica, alimentos ácidos, condimentados, medicamentos e o acto de mascar pastilhas elásticas. Além dos alimentos aos quais é alérgico.


terça-feira, 11 de novembro de 2008

Mitos e factos alimentares

O que engorda mais: o queque ou o pastel de nata?

Os bolos e massas folhadas têm grandes quantidades de gorduras saturadas e hidrogenadas, que são responsáveis pelo desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Muita gente pensa que os bolos mais secos são os menos calóricos mas nem sempre é assim. Temos como exemplo o queque e o pastel de nata.



O queque que tem cerca de 407 calorias em 100 g comparativamente ao pastel de nata que possui 297. Para além disso, um vulgar pastel de nata tem menos peso do que um queque de tamanho médio.



Se quiserem confirmar as calorias de mais alimentos e as vossas necessidades calóricas diárias acedam a este site :
http://www.roche.pt/emagrecer/alimentos/pesquisa.cfm?letra=b

Será que o pão engorda?




O pão é um dos alimentos mais antigos e desempenhou desde sempre um papel fundamental na alimentação e gastronomia da Humanidade. Dos vários tipos de pão, prefira os pouco refinados ou mesmo os integrais porque têm maior teor de vitaminas, minerais e fibra.

Ainda continua a haver muita gente que acredita que o pão ou outros farináceos engordam muito e que por isso é necessário eliminá-los das dietas de quem quer perder ou manter o peso.

Apesar de contribuir para a ingestão energética diária, o consumo de pão não tem uma relação directa com o aumento de peso quando se respeitam as recomendações de uma alimentação saudável.

Comido na justa medida determinada pelo tamanho do corpo e pela actividade física que se desenvolve, não deixa emagrecer e não faz engordar, o que engorda é aquilo com que se barra o pão.

Curiosidades : 1 pão com 50 g tem cerca de 125 kcal (equivalente a 2 quadrados de chocolate ou a 1 iogurte)

Continuem a enviar as vossas dúvidas!

Diabetes

A diabetes é uma doença crónica que atinge cerca de 700 mil pessoas em Portugal, estimulando-se que existam mais de 250 milhões de diabéticos em todo o mundo.
É caracterizada por níveis elevados de glicose(açúcar) no sangue resultante quer da insuficiência total da hormona insulina produzida pelo pâncreas quer da alteração da sua função (resistência à insulina).
À quantidade de glicose no sangue chama-se glicemia e quando esta aumenta diz-se que o doente está com hiperglicemia.

Quais são os sintomas da diabetes?



Quem está em risco de ser diabético?

- Homens e mulheres obesos
- Homens e mulheres com a tensão arterial alta ou níveis elevados de colesterol no sangue
- Mulheres que contraíram diabetes gestacional na gravidez
- Pessoas com familiares directos com diabetes
- Crianças com peso igual ou superior a quatro quilogramas à nascença

Que tipos de diabetes existem?

- Diabetes do tipo 1 (insulino-dependente)

Aparece com maior frequência nas crianças e nos jovens podendo também aparecer em adultos e idosos. É o tipo de diabetes mais raro. Os doentes necessitam de uma terapêutica com insulina para toda a vida, porquê o pâncreas deixa de a produzir.
Os doentes podem ter uma vida saudável, plena e sem grandes limitações, bastando que façam o tratamento prescrito pelo médico correctamente. Esse tratamento engloba três vertentes fundamentais: adopção de uma dieta alimentar adequada, prática regular de exercício físico e o uso da insulina.

- Diabetes do tipo 2 ( diabetes não insulino-dependente)

É a mais frequente ( cerca do 90% dos casos). Este tipo de diabetes aparece normalmente na idade adulta e o seu tratamento, na maioria dos casos, consiste na adopcçaao de uma dieta alimentar, de maneira a normalizar os níveis de açúcar no sangue. Recomenda-se também a actividade física regular.
O tratamento é semelhante ao dos diabetes do tipo 1 mas, devido à menor perigosidade da doença, a maioria das vezes basta que a alimentação seja adequada e que o exercício físico passe a fazer parte da rotina diária.

-Diabetes Gestacional

Surge na gravidez e desaparece, habitualmente, quando concluído o período de gestação. Uma em cada 20 grávidas pode sofrer desta forma de diabetes.

O crescente sedentarismo das sociedades actuais faz com que doenças como a diabetes aumentem em flecha. Uma alimentação saudável e a prática de exercício físico regular são fundamentais para a prevenção desta e de outras doenças.


Fonte : www.portaldasaude.pt

Desenvolvimento intelectual

O desenvolvimento intelectual das crianças e a manutenção das faculdades mentais do adulto dependem em muito de uma alimentação saudável. Segundo os dados recolhidos, um em cada dez portugueses tem falta de nutrientes essenciais a um bom desenvolvimento, não só físico como intelectual.

fonte: www.oribeiradepera.pt

Dietas loucas

«As revistas nacionais apresentam regularmente sugestões de dietas de famosos, suplementos de emagrecimento e receitas milagrosas para perder peso que não têm uma base científica». Estas dietas são, por norma, «pouco equilibradas e podem conduzir à desnutrição por falta de certos nutrientes essenciais e também a doenças como a anemia, a osteoporose, a depressão (por não se conseguir emagrecer) e doenças parecidas à anorexia e à bulimia». «Cerca de 90% das mulheres portuguesas já fizeram pelo menos uma dieta na vida e mais de 50% dos que procuram um nutricionista já o fizeram mais de cinco vezes». As lacunas estão «na escassez de legumes e fruta e no excesso das gorduras saturadas». «Há ainda uma grande falta de horários e de refeições intercalares».

fonte:www.destak.pt

Como reduzir o risco de DCV

A maior parte das doenças cardiovasculares (DCV) são provocadas pelos seguintes factores de risco:
- níveis de colesterol elevados
- pressão arterial elevada
- obesidade
- baixo consumo de fruta e legumes
- hábitos de tabagismo
- sedentarismo

Assim sendo, a prática de uma alimentação saudável e estilos de vida saudáveis são fundamentais para atingir e preservar um bom estado de saúde. Os seguintes pontos são recomendações a tomar para que esse estado de saúde seja possível.

1. Fazer uma alimentação repartida em várias refeições
2. Limitar o consumo de açúcares
3. Evitar a excessiva ingestão de gorduras
4. Aumentar a ingestão de fibras
5. Consumir peixe frequentemente
6. Reduzir o consumo de sal
7. Utilizar métodos de culinária saudáveis
8. Beber cerca de 1,5 Litros de água ao longo do dia.