A diabetes é uma doença crónica que atinge cerca de 700 mil pessoas em Portugal, estimulando-se que existam mais de 250 milhões de diabéticos em todo o mundo.
É caracterizada por níveis elevados de glicose(açúcar) no sangue resultante quer da insuficiência total da hormona insulina produzida pelo pâncreas quer da alteração da sua função (resistência à insulina).
À quantidade de glicose no sangue chama-se glicemia e quando esta aumenta diz-se que o doente está com hiperglicemia.
Quais são os sintomas da diabetes?
Quem está em risco de ser diabético?- Homens e mulheres obesos
- Homens e mulheres com a tensão arterial alta ou níveis elevados de colesterol no sangue
- Mulheres que contraíram diabetes gestacional na gravidez
- Pessoas com familiares directos com diabetes
- Crianças com peso igual ou superior a quatro quilogramas à nascença
Que tipos de diabetes existem?-
Diabetes do tipo 1 (insulino-dependente)
Aparece com maior frequência nas crianças e nos jovens podendo também aparecer em adultos e idosos. É o tipo de diabetes mais raro. Os doentes necessitam de uma terapêutica com insulina para toda a vida, porquê o pâncreas deixa de a produzir.
Os doentes podem ter uma vida saudável, plena e sem grandes limitações, bastando que façam o tratamento prescrito pelo médico correctamente. Esse tratamento engloba três vertentes fundamentais: adopção de uma dieta alimentar adequada, prática regular de exercício físico e o uso da insulina.
-
Diabetes do tipo 2 ( diabetes não insulino-dependente)
É a mais frequente ( cerca do 90% dos casos). Este tipo de diabetes aparece normalmente na idade adulta e o seu tratamento, na maioria dos casos, consiste na adopcçaao de uma dieta alimentar, de maneira a normalizar os níveis de açúcar no sangue. Recomenda-se também a actividade física regular.
O tratamento é semelhante ao dos diabetes do tipo 1 mas, devido à menor perigosidade da doença, a maioria das vezes basta que a alimentação seja adequada e que o exercício físico passe a fazer parte da rotina diária.
-
Diabetes GestacionalSurge na gravidez e desaparece, habitualmente, quando concluído o período de gestação. Uma em cada 20 grávidas pode sofrer desta forma de diabetes.
O crescente sedentarismo das sociedades actuais faz com que doenças como a diabetes aumentem em flecha. Uma alimentação saudável e a prática de exercício físico regular são fundamentais para a prevenção desta e de outras doenças.
Fonte : www.portaldasaude.pt