quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Trofoterapia

A trofoterapia é a formação etimológica do prefixo grego TROFO, que significa alimentação ou nutrição, seguida do sufixo latino TERAPIA que quer dizer tratamento.
É utilizada para manter, desintoxicar ou restabelecer a saúde ao organismo humano, garantindo uma melhor qualidade de vida com resultado eficiente e rápido.



As ciências da nutrição e a trofologia são diferentes. A nutrição preocupa-se com a análise química e calórica dos elementos que compõem os alimentos enquanto que a trofologia avalia a qualidade dos alimentos através da sua força vital.
A trofoterapia respeita, entre outros , o principio da combinação adequada de alimentos numa mesma refeição. Como consequência as funções orgânicas são revitalizadas, havendo uma melhoria do sistema de defesa.
A má combinação de alimentos pode resultar num mal estar ligeiro de digestão e até graves problemas de saúde.
Em resumo a trofoterapia é a ciência dietética que utiliza alimentos simples e naturais para regular o nosso corpo, sem produzir os efeitos colaterais negativos de outros químicos.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Colesterol

O colesterol é uma substância gorda presente em todas as células do nosso organismo, necessária, em pequenas quantidades, ao seu funcionamento. O fígado encarrega-se de produzir colesterol de acordo com as nossas necessidades e, na realidade, a sua maior parte é fabricada por este órgão.

O nosso organismo utiliza-o para diversos fins: é essencial para a produção de determinados hormonas, vitaminas, sais biliares (sais que ajudam a digestão das gorduras) e ainda para a construção das paredes celulares.

No entanto, quando o nível de colesterol no sangue está elevado, o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares aumenta.



Causas de Colesterol Elevado:

– Alimentação: O colesterol no sangue aumenta com uma alimentação contendo muito colesterol ou gorduras saturadas. As gorduras da carne, leite e derivados são as principais fontes de colesterol e de gorduras saturadas na nossa alimentação. Também as gorduras vegetais, quando sujeitas a altas temperaturas ou manipulações industriais (fritos, pré cozinhados, etc.) podem tornar-se em gorduras saturadas.

– Excesso de peso: O excesso de peso corporal leva ao aumento de colesterol no sangue.- Idade: os valores de colesterol aumentam com a idade, possivelmente por uma certa deficiência de mecanismos de transformação de colesterol no organismo.

-Menopausa: as mulheres após a mudança da idade têm um aumento de colesterol no sangue. A causa está ligada à deficiência hormonal (em estrogéneos) própria desta fase da vida.

- Hereditariedade: Em muitas pessoas a causa de colesterol elevado é hereditária e tem a ver com a produção em excesso de colesterol pelo fígado ou dificuldade na sua utilização. Os familiares próximos (filhos, irmãos, pais) de pessoas com o colesterol alto devem fazer análises de sangue para saber se também têm o mesmo problema.

- Doenças: diabetes, insuficiência renal ou doenças da tiróide, podem levar ao seu aumento.

ALIMENTE-SE BEM E GANHE QUALIDADE NO SONO

Sabia que a sua alimentação pode influenciar na melhoria do seu sono?

Segundo uma nutricionista, há alimentos que ajudam o relaxamento, proporcionando assim uma melhor qualidade do sono. Entre eles, podemos destacar a alface, a maçã, o pepino, a salsa e as ervas como a camomila e a cidreira. Além disso, alimentos ricos em triptofano como os hidratos de carbono, presentes na banana, podem ajudar a proporcionar noites bem dormidas, pois o triptofano entra na formação da melatonina, hormona responsável pelo sono.

Uma dieta equilibrada e individual, feita de acordo com o organismo de cada pessoa, em conjunto com o exercício físico, é a receita perfeita para noites bem dormidas.

Por outro lado, se comer demasiado antes de se deitar, principalmente alimentos como: arroz branco, farinhas brancas e pão branco, podem influenciar numa má qualidade do sono devido à sua alta absorção, promovendo o aumento dos níveis de insulina, accionando assim o metabolismo.

Conclusão: Quanto maior for a última refeição do dia, mais pesada será a digestão dos alimentos, durante a noite, o que levará a um aumento do metabolismo derivado da digestão. Proporcionando um sono mais agitado, devido ao alto metabolismo necessário para fazer a digestão e absorção dos alimentos ingeridos.

Resposta ao questionário 4



A resposta correcta ao questionário da última semana é: todos os dias.


O leite é um dos alimentos que melhor nos fazem. O leite é uma fonte de cálcio, fósforo, vitaminas do complexo B, além de proteínas de alto valor biológico.


Mais especificamente nós deveríamos beber entre 1 Litro e 1,5 Litros para os adultos e mais de 1,5 Litros para os adolescentes.




Fique já a saber que um copo de leite é igual a um iogurte líquido e igual a um e meio iogurte sólido.




segunda-feira, 17 de novembro de 2008

O que há de novo


• Na nova pirâmide é dado realce ao controlo do peso através da prática regular de actividade física, ao mesmo tempo que não deve haver um consumo excessivo de calorias.
• A base é ocupada pelos hidratos de carbono complexos na sua versão mais saudável, ou seja, integrais e não refinados (é o caso do pão integral, dos cereais integrais, a massa e o arroz integral, etc. ricos em fibra.) e pelas gorduras insaturadas (gorduras vegetais líquidas como o azeite e os óleos de girassol, milho, soja e amendoim).
• A fruta e os vegetais continuam a ocupar uma posição de destaque e o seu consumo deve ser abundante.
• Quantidades moderadas de alimentos proteicos são encorajadas (sobretudo o peixe, as aves, os ovos, as leguminosas e as oleaginosas, como as nozes, avelãs, etc.). A nova pirâmide recomenda que se minimize o consumo de carnes vermelhas e manteiga, uma vez que as gorduras saturadas e/ou colesterol presentes nestes alimentos estão implicados no aumento do risco de doenças cardiovasculares.
• O consumo de lacticínios deve ser limitado a 1 a 2 doses diárias devido às gorduras saturadas que contêm (na sua versão integral), e é encorajado o recurso a suplementos de cálcio em determinadas situações de maiores necessidades.
• Os hidratos de carbono refinados (pão branco, arroz branco, massa, batata e o açúcar, bem como os produtos que o contêm) devem ser comidos muito ocasionalmente, passando para o topo da pirâmide. A razão desta alteração prende-se com o facto destes alimentos possuírem hidratos de carbono que são muito rapidamente decompostos em glucose (elevado índice glicémico), o que aumenta os níveis de açúcar no sangue, e posteriormente, os níveis de insulina.
• São recomendados diariamente suplementos multi-vitamínicos à maioria das pessoas.
• O consumo diário e moderado de álcool passa a fazer parte integrante de uma alimentação saudável (caso não seja desaconselhado em condições especiais)