quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Almôndegas de galinha

Engana-se quem pensa que a comida para um coração saudável é pouco saborosa, monótona e sem graça. Experimente esta receita com pouca gordura e muitas vitaminas, minerais, fibra e proteínas. As ervas aromáticas ajudam a que diminua no sal, mas não no sabor.


Estas aromáticas almôndegas de galinha, assadas no forno com um molho de tomate rico e condimentado, podem ser servidas numa cama feita com arroz integral cozido no vapor, com massa, com folhas de legumes verdes cozidas no vapor ou com uma salada verde.

Sabemos que as gorduras presentes na carne são saturadas, e por isso, a evitar. As aves têm a particularidade de apresentarem a maior parte da gordura depositada na pele, sendo a carne propriamente dita, uma das mais magras que podemos comer, na condição de rejeitarmos a pele.

Se a uma carne magra juntarmos o aipo, conhecido pela sua riqueza em potássio, e pela capacidade de baixar a tensão arterial e os níveis de colesterol sanguíneo, o resultado é um prato hipersaudável para o coração.

Todos os restantes condimentos- pimentão, salsa, tomilho, pimenta, cebola e tomate, conferem uma riqueza de sabores a um prato, que pode mesmo dispensar o sal.



Ingredientes (para 4 pessoas):

1 pimentão picante (pequeno), sem semente e cortado em pedaços
1 cebola pequena picada
1-2 pés de tomilho com as folhas picadas
2 hastes de aipo, aproveitando as folhas verdes, cortadas em rodelinhas
1 raminho de salsa fresca, sem os talos
350 g de galinha magra ou peru
75 g de cevadinha francesa cozida
1 clara de ovo
3-4 colheres de sopa de miolo de pão seco
500 ml de molho de tomate fresco
Pimenta-preta em grão moída na hora, para temperar
Sal (q.b., ou nenhum)
Preparação:

1º Ponha a cebola, o aipo, o pimentão e a salsa numa picadora e triture até que fiquem finamente picados sem estarem reduzidos a puré.

2º Deite esta mistura numa taça e junte o tomilho, o frango moído, a cevada, a clara de ovo e o miolo de pão. Misture tudo muito bem. Tape e leve ao frigorífico durante uma hora. Molde a massa em bolinhas (almôndegas).

3º Aqueça previamente o forno à temperatura de 200º C. Cubra o fundo de um tabuleiro de ir ao forno com metade de molho de tomate, e por cima coloque as almôndegas. Cubra com o resto de molho de tomate e, sem tapar, leve ao forno. Vá regando as almôndegas de galinha com o molho e deixe cozer durante 30-45 m até ficarem macias.

Bom apetite!

Fonte : http://www.florbelamendes.net

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem apanhado.
Para não andarem aí a dizer que a comida saudável não presta.

Margarida disse...

siim
a comida saudável pode ser tão saborosa e apetitosa como todas as outras.
Se exprimentarem as nossas receitas digam-nos o que é que acharam!
vamos continuar a publicar mais!