terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Anorexia Nervosa



A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma dieta insuficiente e stress físico.

Afecta principalmente adolescentes do sexo feminino (95% dos casos ocorrem em mulheres), mas também afecta alguns rapazes, incidindo para pessoas com tendência para a depressão e com baixa auto-estima.

Caracteriza-se pela falta de apetite induzida pelo próprio indivíduo que se recusa a comer. Com falta de nutrientes devido à má alimentação, os órgãos internos de um anoréxico podem falhar, podendo daí resultar a morte.

Muitos anoréxicos não reconhecem o seu transtorno alimentar como prejudicial, e não procuram diagnóstico e tratamento por sua iniciativa. Em vez disso, são muitas vezes a família e amigos que intervêm para procurar ajuda para a anorexia antes que algum dano irreversível ocorra.

Quais os sintomas da anorexia?

- Prática excessiva de actividades físicas, mesmo tendo um peso abaixo do normal;
- Crescimento retardado ou até paragem do mesmo, com a resultante má formação do esqueleto (pernas e braços curtos em relação ao tronco);
- Bulimia que pode desenvolver-se posteriormente em pessoas anoréxicas ;
- Descalcificação dos dentes, cárie dentária;
- Má circulação do sangue;
- Lábios muito secos;
- Deficiências no sistema endócrino, que levam à interrupção do ciclo menstrual nas mulheres;
- Anemia, devido ao baixo nível de ferro;
- Depressão profunda;
- entre outros.

A anorexia possui um índice de mortalidade entre 15% a 20%, o maior entre os transtornos psicológicos, geralmente matando por ataque cardíaco, devido à falta de sódio ou potássio ( que ajudam a controlar o ritmo normal do coração).

Obter ajuda e tratamento



Anoréxicos gravemente afectados a nível físico podem precisar de ser tratados num hospital residencial ou clínica para voltar a ganhar forças antes de efectivamente iniciarem o tratamento do seu transtorno alimentar. Não há sistema ou cura reconhecida para a anorexia, mas os tratamentos podem incluir uma mistura de aconselhamento/terapia, aconselhamento familiar/terapia, terapia cognitivo-comportamental (para mudar o tipo de comida ingerida, bem como comportamentos alimentares e/ou tipo de exercício físico desenvolvido), o recurso a grupos de apoio ou terapia de grupo, e aconselhamento e planeamento nutricional. Raramente se utiliza medicação no tratamento da anorexia, a não ser que seja receitada para tratar condições associadas à depressão.

Sem comentários: