terça-feira, 25 de novembro de 2008

Mitos e factos alimentares

"Porque é que se diz que não se deve comer melancia enquanto se bebe vinho?"



Muitos de vós, já ouviram com certeza alguns provérbios como: “vinho sobre melancia faz pneumonia” e “Vinho com melancia traz azia” mas será que isto é mesmo verdade?

A melancia é uma fruta monofágica, isto é, não realiza a digestão juntamente com outros alimentos e por isso deve ser consumida com o estômago vazio. Caso contrário, interrompe o processo digestivo dos outros alimentos para que seja realizada a sua própria digestão.

A interferência do vinho na ingestão da melancia passa meramente por um aumento do tempo de digestão podendo provocar sensações de mau estar, vómito, entre outras, mas não acontece nenhuma reacção física que seja prejudicial ao organismo.
No entanto deve ser evitada a mistura desta fruta com outros alimentos, não sendo aconselhável ingerir melancia como sobremesa.

1 comentário:

David disse...

Obrigado pela informação. Confesso que nunca tinha ouvido nenhuns desses ditados populares, e que, já tinha ouvido pessoas a dizer que se deve comer fruta antes das refeições e outras a dizer que se deve comer fruta depois das refeições, sendo assim, agora já estou esclarecido. Obrigado :)