sábado, 29 de novembro de 2008

O que comer antes do exercício?


Antes de iniciar a actividade física moderada ou vigorosa (ou de longa duração), certifique-se de que não sente fome e que, caso precise, terá disponível uma fonte de energia alimentar rica em hidratos de carbono.

Sabia que um estado nutricional carente favorece o apareci­mento de fadiga precoce durante a prática de exercício? E que a susceptibilidade para lesões musculares e articulares fica au­mentada? Além das particulari­dades genéticas e da aptidão física, o desempenho de cada indiví­duo nas actividades físicas for­mais - geralmente caracteriza­das por maior intensidade de es­forço – depende bastante do seu estado de nutrição.

De facto, um indivíduo bem nutrido e que ingira uma refeição particularmente rica em hidratos de carbono complexos e pobre em gorduras até três horas antes da prática de actividade física de maior intensidade reúne boas condições para se exercitar de for­ma mais enérgica e confortável. O fornecimento de energia facil­mente utilizada pelo sistema músculo-esquelético, a redu­ção do catabolismo proteico (e consequente preservação da massa muscular, mesmo em actividades de maior duração) e a prevenção da rupoglicémia (nível de açúcar no sangue abaixo da normalidade), são alguns dos principais benefícios que uma alimentação correc­ta e equilibrada confere.

Também um bom estado de hidratação é fundamental para evitar a fadiga precoce. São reco­mendáveis a ingestão de água frequente ao longo do dia e um maior aporte nas horas que antecedem a prática de exercício (por exemplo, cerca de 500ml nos 60 a 90 minutos que o precedem).

1 comentário:

Unknown disse...

Ora aí está um artigo que gostei de ler! Não só pelo conteúdo, mas também pela escrita. A escrita deve ser leve, deve agarrar o leitor de início ao fim sem o maçar e claro está, com correcção ortográfica.
Parabéns! Continua assim.

Teresa