quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Trofoterapia

A trofoterapia é a formação etimológica do prefixo grego TROFO, que significa alimentação ou nutrição, seguida do sufixo latino TERAPIA que quer dizer tratamento.
É utilizada para manter, desintoxicar ou restabelecer a saúde ao organismo humano, garantindo uma melhor qualidade de vida com resultado eficiente e rápido.



As ciências da nutrição e a trofologia são diferentes. A nutrição preocupa-se com a análise química e calórica dos elementos que compõem os alimentos enquanto que a trofologia avalia a qualidade dos alimentos através da sua força vital.
A trofoterapia respeita, entre outros , o principio da combinação adequada de alimentos numa mesma refeição. Como consequência as funções orgânicas são revitalizadas, havendo uma melhoria do sistema de defesa.
A má combinação de alimentos pode resultar num mal estar ligeiro de digestão e até graves problemas de saúde.
Em resumo a trofoterapia é a ciência dietética que utiliza alimentos simples e naturais para regular o nosso corpo, sem produzir os efeitos colaterais negativos de outros químicos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá rapazes! Mais uma vez estou a fazer uma visitinha ao vosso blog e já aprendi mais alguma coisa, pois nunca tinha ouvido falar em Trofoterapia, achei o tema muito interessante. Que tal arranjarem algumas sugestões, para as combinações de alimentos, mais adequadas para determinadas situações? Até amanhã. A professora da Área de Projecto de Saúde.