quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Porque choramos ao descascar cebola ?

O que nos faz chorar são os gases que a cebola liberta quando a cortamos pois algumas células do vegetal rompem-se e deixam escapar uma série de compostos. Em contacto com a “água dos olhos”, eles reagem e formam um ácido que irrita o globo ocular. Para se libertar do incómodo, o organismo contra-ataca: as glândulas lacrimais são estimuladas e produzem lágrimas.



Há diversas medidas que as pessoas tomam no sentido de minimizar os efeitos causados pelo gás da cebola tais como:

· Descascar as cebolas sem olhar para elas (o que não é aconselhável)
· Mastigar pastilha elástica enquanto se descasca as cebolas (o que não faz efeito)

Uma forma de evitar o problema é descascar a cebola debaixo de água corrente, ou mesmo pô-la debaixo de água antes de cortá-la, embora esta medida seja pouco prática ou ecológica. Outra opção é deixar a cebola num congelador por alguns minutos já que as baixas temperaturas também reduzem a actividade enzimática.

O cheiro das mãos pode ser eliminado com limão ou lavando-as em água corrente por alguns instantes sem esfregar uma na outra.

Em Outubro de 2002, cientistas japoneses descobriram uma enzima na cebola que estaria envolvida na produção do tal gás irritante. O desafio é produzir um vegetal geneticamente modificado, sem essa enzima.

1 comentário:

Anónimo disse...

Engraçado isto da cebola. Até me dá vontade de ir descascar uma só para ver se isto funciona.