segunda-feira, 17 de novembro de 2008

O que há de novo


• Na nova pirâmide é dado realce ao controlo do peso através da prática regular de actividade física, ao mesmo tempo que não deve haver um consumo excessivo de calorias.
• A base é ocupada pelos hidratos de carbono complexos na sua versão mais saudável, ou seja, integrais e não refinados (é o caso do pão integral, dos cereais integrais, a massa e o arroz integral, etc. ricos em fibra.) e pelas gorduras insaturadas (gorduras vegetais líquidas como o azeite e os óleos de girassol, milho, soja e amendoim).
• A fruta e os vegetais continuam a ocupar uma posição de destaque e o seu consumo deve ser abundante.
• Quantidades moderadas de alimentos proteicos são encorajadas (sobretudo o peixe, as aves, os ovos, as leguminosas e as oleaginosas, como as nozes, avelãs, etc.). A nova pirâmide recomenda que se minimize o consumo de carnes vermelhas e manteiga, uma vez que as gorduras saturadas e/ou colesterol presentes nestes alimentos estão implicados no aumento do risco de doenças cardiovasculares.
• O consumo de lacticínios deve ser limitado a 1 a 2 doses diárias devido às gorduras saturadas que contêm (na sua versão integral), e é encorajado o recurso a suplementos de cálcio em determinadas situações de maiores necessidades.
• Os hidratos de carbono refinados (pão branco, arroz branco, massa, batata e o açúcar, bem como os produtos que o contêm) devem ser comidos muito ocasionalmente, passando para o topo da pirâmide. A razão desta alteração prende-se com o facto destes alimentos possuírem hidratos de carbono que são muito rapidamente decompostos em glucose (elevado índice glicémico), o que aumenta os níveis de açúcar no sangue, e posteriormente, os níveis de insulina.
• São recomendados diariamente suplementos multi-vitamínicos à maioria das pessoas.
• O consumo diário e moderado de álcool passa a fazer parte integrante de uma alimentação saudável (caso não seja desaconselhado em condições especiais)

3 comentários:

Anónimo disse...

Bruno
tenta só pôr uma imagem que se veja melhor sff

Sir Viriato disse...

Acho muito bem.

Uma dúvida para a vossa rubrica:

Porque é que se diz que faz mal comer melância enquanto se bebe vinho?

Margarida disse...

boa pergunta viriato! fica atento porque em breve serás esclarecido!