terça-feira, 11 de novembro de 2008

Dietas loucas

«As revistas nacionais apresentam regularmente sugestões de dietas de famosos, suplementos de emagrecimento e receitas milagrosas para perder peso que não têm uma base científica». Estas dietas são, por norma, «pouco equilibradas e podem conduzir à desnutrição por falta de certos nutrientes essenciais e também a doenças como a anemia, a osteoporose, a depressão (por não se conseguir emagrecer) e doenças parecidas à anorexia e à bulimia». «Cerca de 90% das mulheres portuguesas já fizeram pelo menos uma dieta na vida e mais de 50% dos que procuram um nutricionista já o fizeram mais de cinco vezes». As lacunas estão «na escassez de legumes e fruta e no excesso das gorduras saturadas». «Há ainda uma grande falta de horários e de refeições intercalares».

fonte:www.destak.pt

2 comentários:

Maria Nariz disse...

Muita gente quer emagrecer, muitas vezes até sem precisar (cof cof) e quando veem uma dieta fácil de fazer embarcam logo precipitadamente. As pessoas são muito influenciáveis e pouco conscientes. Cometem muitos erros alimentares que muitas vezes se manifestam por peso excessivo.
Acho que seria interessante debaterem a obesidade na velhice, pois penso que é nesta idade (e talvez também nas crianças) que seja mais crítica. A dificuldade em efectuar movimentos aliada à falta de mobilidade causada pelo excesso de peso só podem dificultar imenso o quotidiano de um idoso e de todos que lhe prestarem cuidados de saúde, ou quaisquer outros cuidados.

Unknown disse...

Acho que deviam abrir um fórum, ou qualquer coisa assim, para que pudessem esclarecer dúvidas e lançar temas de discussão.
A maior parte das pessoas não tem informação suficiente para poder fazer uma boa alimentação, equilibrada e saudável e, uma vez que é a base para sermos saudáveis, devemos saber o máximo sobre o assunto, aproveitando todas as oportunidades.