terça-feira, 11 de novembro de 2008

Mitos e factos alimentares

O que engorda mais: o queque ou o pastel de nata?

Os bolos e massas folhadas têm grandes quantidades de gorduras saturadas e hidrogenadas, que são responsáveis pelo desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Muita gente pensa que os bolos mais secos são os menos calóricos mas nem sempre é assim. Temos como exemplo o queque e o pastel de nata.



O queque que tem cerca de 407 calorias em 100 g comparativamente ao pastel de nata que possui 297. Para além disso, um vulgar pastel de nata tem menos peso do que um queque de tamanho médio.



Se quiserem confirmar as calorias de mais alimentos e as vossas necessidades calóricas diárias acedam a este site :
http://www.roche.pt/emagrecer/alimentos/pesquisa.cfm?letra=b

Será que o pão engorda?




O pão é um dos alimentos mais antigos e desempenhou desde sempre um papel fundamental na alimentação e gastronomia da Humanidade. Dos vários tipos de pão, prefira os pouco refinados ou mesmo os integrais porque têm maior teor de vitaminas, minerais e fibra.

Ainda continua a haver muita gente que acredita que o pão ou outros farináceos engordam muito e que por isso é necessário eliminá-los das dietas de quem quer perder ou manter o peso.

Apesar de contribuir para a ingestão energética diária, o consumo de pão não tem uma relação directa com o aumento de peso quando se respeitam as recomendações de uma alimentação saudável.

Comido na justa medida determinada pelo tamanho do corpo e pela actividade física que se desenvolve, não deixa emagrecer e não faz engordar, o que engorda é aquilo com que se barra o pão.

Curiosidades : 1 pão com 50 g tem cerca de 125 kcal (equivalente a 2 quadrados de chocolate ou a 1 iogurte)

Continuem a enviar as vossas dúvidas!

5 comentários:

Maria Nariz disse...

Muito obrigado pelo esclarecimento. Abandonarei de imediato o consumo de queques.
Brevemente terei mais dúvidas.

Maria Nariz disse...

Qual a diferença entre um vegetariano e um macrobiótico?
Gostaria também de saber quantas mais categorias de pessoas que, por opção, têm restrições alimentares existem, quais são e como se caracterizam. Mas talvez isso não se enquadre nesta rubrica. Sendo assim pergunto: Uma pessoa que não consome proteina animal terá obrigatoriamente um défice em nutrientes?

Margarida disse...

M.N.
Mas os queques são preferíveis aos bolos de arroz...esses ainda têm mais calorias xP

Margarida disse...

e quanto à tua pergunta a resposta é não..
hoje em dia há alimentos que substituem a carne, mas eu na proxima rubrica explico tudo melhor!

Sir Viriato disse...

Então é por isso que a dieta à base de pães com chouriço do Lu não o mete gordo... Ou isso ou o exercício...

M.N.: Essas dúvidas pá... Ou és preguiçosa para as procurar responder, ou queres saber a resposta ajudando a participação no blog, ou então... Mais umas hipóteses que não vou enunciar por falta de tempo...