quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Doenças relacionadas com a alimentação

Gastrite



Gastrite é uma inflamação na mucosa do estômago, que podemos classificar de aguda ou crónica. Nos casos de gastrite crónica, o agente causador mais comum é a infecção pela bactéria helicobacter pylori. Pode também ocorrer devido ao factor hereditário, ao stress, à má alimentação e à realização de poucas refeições ao dia com grande volume de alimentos distandiando-se as refeições por intervalos de tempo longos.

As medidas preventivas e o tratamento desta doença estão relacionados com a alimentação. Ter uma alimentação fraccionada, ou seja, comer mais vezes ao dia, em menores quantidades é uma das medidas a serem tomadas.

Excluir alimentos que causam desconforto e irritam ainda mais a mucosa também é imprescindível, exemplo: fritos em geral, doces, bebidas à base de cafeína, bebidas gaseificadas, bebida alcoólica, alimentos ácidos, condimentados, medicamentos e o acto de mascar pastilhas elásticas. Além dos alimentos aos quais é alérgico.


6 comentários:

Maria Nariz disse...

Gostava de saber de que modo os "digestivos" como o Eno actuam sobre a digestão e se ajudarão a evitar alguma doença no sistema digestivo, como por exemplo, a gastrite.
Certos medicamentos, como a aspirina, e as pastilhas elásticas também podem provocar gastrites.

Anónimo disse...

e mais uma doença que pode ser prevenida com uma boa alimentação!

Continuem com o bom trabalho!

Sir Viriato disse...

Bolas. 80% das doenças são despoletadas por/ e também com a ajuda do stress. Vivemos numa sociedade stressada, logo isto é mau.

E M.N. não há melhor digestivo que coca cola e mentos. É limpinho. E não causa gastrites. :P

Diogo disse...

Obrigado Maria Nariz pelo comentário e a tua dúvida será esclarecida o mais rápido possível.

Maria Nariz disse...

"Certos medicamentos administrados por via oral". Existem muitos medicamentos, ou os intravenosos também fazem mal ao estômago?

Diogo disse...

Eu falo em cerots porque existe um tipo de medicamentos específicos que, foram estudados e chegou-se à conclusão que estes causam absolutamente gastrite.
São os AINE( Anti Inflamatórios Não Esteróides) como:
-Aspirina: ou ácido acetilssalicílico;
-Ibuprofeno;
-Naproxeno;
-Paracetamol;
-Diclofenac;
-Indometacina
-Piroxicam.

Mais alguma coisa diz.