quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Hábitos alimentares: os principais erros

Os erros por excesso
As calorias
O excesso calórico encontra-se entre os erros mais vulgares da nossa alimentação. Mais do que a nossa abundância das refeições, é causado sobretudo: pelos petiscos, pelas calorias presentes nas bebidas, nos rebuçados e nos chocolates. A escolha dos alimentos influencia de maneira determinante: 100g de pão ou de carne fornecem as mesmas calorias mas não dão a mesma sensação de sacies. O pão enche o estômago, os hambúrgueres não.

Os lípidos
Fornecem cerca de 42% da nossa energia em vez de 30%, como deveriam. O erro, neste caso, é um excessivo consumo de produtos de origem animal.

O açúcar
O açúcar refinado encontra-se presente em todo o lado: bebidas, bolos confeccionados, lacticínios e naturalmente nos rebuçados e nos chocolates. Estes excessos são prejudiciais sobretudo para as artérias, locais onde se acumula a gordura impedindo a passagem normal da corrente sanguínea.

A carne
O homem moderno consome demasiada carne e demasiados enchidos. Ao invés da carne deveria comer lacticínios, peixe, legumes secos e ovos. Sendo que estes têm o mesmo valor proteico e fornecem menos gorduras.

O álcool
O excessivo consumo de bebidas alcoólicas encontra-se entre os erros mais difusos, que nos casos extremos tem consequências físicas, psíquicas, familiares e sociais.

5 comentários:

Sir Viriato disse...

Tudo o que é em excesso, faz mal. Tirando uma ou outra coisa, mas na maioria é assim.

Margarida disse...

pois é! E por isso volto a dizer que comer bem nao significa comer muito, mas sim de forma inteligente e saudável!

" Saber comer é saber viver"!

Diogo disse...

Claro que se deve comer de tudo mas de forma organizada e com nexo.

Margarida disse...

"hoje em dia comemos muita carne..."
Comer muita carne é um desperdício de dinheiro porque o nosso organismo não tem um "depósito de proteínas" e, quando ingerimos mais do que aquelas que necessitamos, as proteínas são regeitadas e expulsas do organismo através das fezes.

Unknown disse...

É verdade que as bebidas alcoolicas são ricas em calorias?
Porquê?