terça-feira, 4 de novembro de 2008

Tubo digestivo





Boca: onde ocorre o processo de mastigação que juntamente com a saliva degradam o amido em maltose. Inicia-se, assim, o processo de digestão dos carbo-hidratos presentes no alimento.


Faringe: Auxilia no processo de deglutição (acto de engolir).


Esófago: Canal de passagem aonde o bolo alimentar é empurrado por meio de contracções musculares (movimentos peristálticos) até o estômago.


Estômago: Onde começa o processo químico e onde actua a pepsina, enzima que transforma as proteínas em peptídeos (cadeias menores de aminoácidos). O estômago é um órgão em forma de bolsa com o pH à volta de 2 (extremamente ácido). Ele pode ficar horas a misturar o bolo alimentar, no seu interior, com a secreção gástrica (água, muco, ácido clorídrico e enzimas). O bolo alimentar torna-se mais líquido e ácido passando a chamar-se quimo e é, aos poucos, encaminhado para o duodeno.

Intestino delgado: Na sua parede são produzidas enzimas como: a peptidase (digestão de proteínas), a maltase (digere a maltose), a lactase (digere a lactose) e a sacarase (digere a sacarose). A superfície interna, ou mucosa, dessa região, apresenta, além de inúmeras dobras maiores, milhões de pequenas dobras, chamadas vilosidades (aumenta a superfície de absorção intestinal). O intestino delgado absorve a água ingerida, os iões e as vitaminas.

Intestino grosso: Dividido em 4 partes: ceco, cólon, apêndice e o recto. É o local, por excelência para a absorção de água. Glândulas da mucosa do intestino grosso segregam muco, que lubrifica as fezes, facilitando seu trânsito e eliminação pelo ânus.

Duodeno: Dividido em quatro partes com forma de C, é no duodeno que o suco pancreático (neutraliza acidez do quimo e faz a digestão de proteínas, de carbo-hidratos e de gorduras) e a secreção biliar agem, interagem com o quimo e transformam-no em quilo. O duodeno possui, ainda, as glândulas de Brünner que segregam muco nas paredes do intestino delgado.

Cólon: É a região intermediária, um segmento que se prolonga do ceco até o ânus.

Recto: É a parte final do tubo digestivo e termina-se no canal anal. Possui geralmente 3 pregas no seu interior e é uma região bem vascularizada. É no canal anal que ocorrem as hemorróidas que não são nada mais que varizes nas veias rectais inferiores.


Ânus: Controla a saída das fezes, localizado na extremidade do intestino grosso.

Sem comentários: