quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Mitos e factos alimentares

Na última edição de “Mitos e factos alimentares” um leitor deixou-nos uma questão à qual vamos tentar responder.

“Porque é que tapando o nariz conseguimos aceitar melhor certos alimentos que numa situação normal diríamos que não gostamos”?

O olfacto e o paladar estão estreitamente relacionados.
As papilas gustativas da língua identificam o paladar e o nervo olfactivo identifica os odores.
A nossa língua só consegue distinguir quatro sabores: azedo, amargo, salgado e doce.



Na mastigação a língua sente o sabor e o olfacto sente o aroma (cheiro). É a combinação destes dois sentidos que definem o gosto do alimento.
É por esta razão que se taparmos o nariz enquanto ingerimos um alimento não somos capazes de sentir o seu “gosto”. O nariz tapado bloqueia o cheiro dos alimentos e mostra as limitações do nosso paladar quando este funciona sozinho.
Se, para além do olfacto, a visão for obstruída, torna-se quase impossível saber aquilo que se está a comer.

Continuem a enviar-nos a vossas dúvidas!

7 comentários:

Sir Viriato disse...

Obrigado pela informação Ana. Fiquei mais esclarecido e a minha vida agora faz mais sentido.

Margarida disse...

ainda bem que pude contribuir para "o sentido da tua vida" xP

Maria Nariz disse...

Eu gostaria de saber o que é que engorda mais: o queque ou o pastel de nata?
É algo que me atormenta sempre que pretando escolher um bolo.

Ah a minha mãe também diz que a cometrem-se excessos alimentares(gelados, bolos, folhados, chhocolates)se devem efectuar antes das 15h da tarde. Mito? ou Facto?

Hum... Também acho muito bonito isso dos poucos e dos "com mais frequência", mas acho que com coisas concretas seria mais fácil avaliar se comemos bem ou mal. Eu como algo como 3 sobremesas por semana isso é muito? E se forem 6 quadrados de chocolate por semana?
Mais legumes? eu já como imensos! E também é sabido que a fruta engorda. (é o que a minha mãe me diz).

Peço desculpa se este é um comentário muito confuso.

Maria Nariz disse...

E comendo eu 3 sobremesas diferentes todas as semanas e que tenho 10 sobremesas à escolha, qual é a probabilidade de comer:

a) Um pastel de nata, uma banana, e um pêssego em calda com chantily

b) sabendo que comi pêssego em calda com chantily, qual é a probabilidade de voltar a comer esta sobremesa na próxima semana?

Margarida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Margarida disse...

M.N.
Todos os alimentos à excepção da água, fornecem calorias, uns mais, como é o dos alimentos ricos em gordura (fritos, folhados, manteiga…) e outros menos como a fruta.
Dizem que devemos comer de 2 a 3 peças de fruta por dia mas não exagerar porque a fruta em excesso também engorda.

Margarida disse...

Se quiseres confirmar as calorias de mais alimentos e as tuas necessidades calóricas diárias acede a este site :

http://www.roche.pt/emagrecer/alimentos/pesquisa.cfm?letra=b